terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Raupp avalia que situação de patentes no País está melhorando


Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp / Foto MCTI

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, avaliou, na última segunda-feira (10 de dezembro) que a situação do País no campo de patentes está melhorando e que começa a se criar uma cultura envolvendo esse tipo de proteção.

Raupp ressaltou que a legislação brasileira sobre propriedade intelectual (PI) é moderna e que, nos últimos anos, os registros aumentaram em índices superiores à média mundial.

“Esses aumentos resultam de uma mudança geral na percepção da indústria brasileira sobre a importância da patente como fator de proteção, a ponto de se poder dizer que está se criando no Brasil uma cultura de PI”, afirmou.

O ministro também destacou a oportunidade de desenvolver novos setores, como o da biotecnologia. 

Segundo opinou, os requisitos de inovação e de sustentabilidade da nova economia indicam a necessidade de modernizar a legislação que trata da biodiversidade. Ele enfatizou que, para promover investimentos no setor de biotecnologia, com benefícios para o país e a sociedade, é necessário um marco legal adequado aos padrões internacionais, que simplifique o direito de acesso aos recursos genéticos e permita o patenteamento nessa área.

“Na economia do conhecimento, a biodiversidade deve ser sinônimo de riqueza econômica, alcançada não pela exploração predatória, mas sim por meio da ciência e da tecnologia. Para o acesso à biodiversidade e para o uso que se fará dela, o marco legal deve contemplar os requisitos tanto da sustentabilidade como da inovação”, afirmou o titular do MCTI.

Para Marco Antonio Raupp, a inovação é a mola propulsora para mover as empresas a atuarem dentro da competitividade. “A inovação é estimulada pelo conhecimento, e é cada vez mais importante que o conhecimento seja incorporado nas empresas. A transformação do conhecimento em um bem econômico é o grande desafio para nós”.

(Com informações do MCTI)

Nenhum comentário: