terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Ex-ministro Renato Archer é homenageado nos 30 anos do CTI



Primeiro ministro da Ciência e Tecnologia do Brasil, Renato Archer (1922-1996) foi homenageado em cerimônia na última segunda-feira (10 de dezembro) no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI/MCTI), em Campinas (SP).
“Dotado de uma concepção estratégica privilegiada, Renato Archer defendeu com afinco os interesses nacionais, prezando sempre pela autonomia brasileira no campo científico e tecnológico”, observou o chefe da Assessoria de Cooperação Internacional da Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI), José Monserrat Filho.
Como titular da pasta, entre 1985 e 87, Renato Archer apoiou diversas ações para a estruturação do centro, inaugurado em 1982, como parte de seu esforço para o fortalecimento da indústria nacional de tecnologia da informação (TI). Em 1999, em homenagem a ele, o CTI recebeu o nome de Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer.
Além de celebrar os 90 anos do nascimento do homenageado, o evento em Campinas iniciou as comemorações do 30º aniversário do centro, marcado por selo comemorativo.
Missão
“A gênesis do CTI ocorreu em um momento complexo de transição política, na história do país. O centro foi baseado em uma concepção muito bem estruturada de política industrial, mas mesmo assim teve que enfrentar turbulências de todo o tipo para poder se firmar”, contou o diretor Victor Mammana. “O ministro Renato Archer teve papel fundamental na estruturação do CTI, para que o instituto permanecesse fiel à sua missão e contribuísse para a consolidação da cadeia produtiva brasileira do setor de TI.”
Durante a cerimônia, foi lançado o livro Renato Archer: Legado e Atualidade e inaugurado o Espaço Galeria em sua homenagem. A publicação reúne textos do ministro da Defesa, Celso Amorim, e dos jornalistas Álvaro Rocha Filho, Natalino Salgado, Rex Nazaré Alves e Luciano Valente, além de Monserrat Filho e Mammana.
Na avaliação do diretor da Fundação Grabois e organizador do livro, Fábio Palácio, Arhcer foi um visionário. “Foi o homem de uma história que serve para inspirar as novas gerações, que construiu em sua biografia um projeto nacional de desenvolvimento, baseado na soberania nacional, no fortalecimento econômico e democrático do país”, disse.
(Com informações do CTI Renato Archer e MCTI)

Nenhum comentário: