quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Biblioteca Mário de Andrade inaugura edifício para Hemeroteca

A Biblioteca Mário de Andrade inaugura no dia 19 de dezembro um edifício onde será instalada sua Hemeroteca. Segundo a Biblioteca, a instalação da Hemeroteca, esperada desde os anos 1950, marca o término do programa de restauro e modernização iniciado em 2006.

Com o novo prédio, também se inicia uma nova fase do acervo retrospectivo de periódicos gerais, que começa a ser organizado de forma a oferecer adequadas condições de consulta por pesquisadores e público em geral.

O novo espaço permite resgatar antigas aspirações de Rubens Borba de Moraes, diretor da Biblioteca de 1935 a 1943 e idealizador da seção especial de periódicos, e é condição básica para o cumprimento das duas principais missões da Biblioteca: preservação e acesso.

A coleção foi reunida, desinfestada, acondicionada em caixas adequadas e está sendo cuidadosamente higienizada. Novas estantes foram adquiridas e as coleções estão sendo organizadas.

Foi também desenvolvida uma base de dados específica para periódicos e o projeto de catalogação retrospectiva está em andamento. Além disso, projetos especiais de digitalização são desenvolvidos para ampliar o acesso ao conteúdo do documento e preservar os originais.

Com o acervo geral retrospectivo reunido no novo espaço, o atendimento ao público será realizado, em um primeiro momento, por meio de agendamento, dentro do período de 10 às 18 horas, de segunda a sexta.

Outras coleções de periódicos permanecerão no edifício principal da Biblioteca Mário de Andrade: os títulos correntes continuarão a ser consultados na Sala de Atualidades, os de Artes, na Sala Sergio Milliet, e os raros na Sala Paulo Prado.

A inauguração será comemorada com a abertura de uma exposição relacionada ao acervo de periódicos Ridendo castigat mores (“Com o riso castigam-se os costumes”) e com o lançamento da Revista da Biblioteca Mário de Andrade nº 68, uma coedição da Biblioteca e Imprensa Oficial.

Em setembro, a Fapesp e a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo realizaram uma cerimônia para a doação da Coleção Fapesp, formada por cerca de 470 publicações que estão disponíveis para consulta pública e gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.

A Biblioteca fica na rua Dr. Bráulio Gomes, 125/139, Centro, São Paulo.

Mais informações: www.bma.sp.gov.br e hemerotecabma@prefeitura.sp.gov.br

Veja o texto original em: http://agencia.fapesp.br/16641

Nenhum comentário: